Detalhes sobre a cidade de São Gabriel da Cachoeira
Em um caso único na Federação brasileira, foram reconhecidas como línguas oficiais ao lado do português, mais três idiomas que foram aprovados pela lei municipal 145/2002, de 22 de novembro de 2002: o Nheengatu, o Tukano e o Baniwa, línguas tradicionais faladas pela maioria dos habitantes, dos quais 85% são indígenas. A experiência de São Gabriel da Cachoeira com seu pluralismo linguístico já influencia outros municípios do Estado do Amazonas e de outros Estados da Federação.
A economia do município baseia-se na agricultura de subsistência, nomeadamente a mandioca, a banana, o abacaxi, o abacate, a batata-doce e o limão.
No município encontra-se sediada atualmente a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2º Bda Inf Sl) do Exército Brasileiro; o 5º Batalhão de Infantaria de Selva (5º BIS); e o Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de São Gabriel da Cachoeira (DTCEA-UA).
História
1761 – Fundação do Povoado e do Forte de São Gabriel da Cachoeira pelo capitão português José da Silva Delgado
1833 – Elevação do Povoado de São Gabriel da Cachoeira à sede de Freguesia com a mesma denominação, conforme Decreto do Governo do Pará de 25 de junho de 1833, ainda com território pertencentes a Barcelos.
1891 – Elevação da Freguesia de São Gabriel da Cachoeira à categoria de Vila, dando-se a criação do município com sua área territorial desmembrada de Barcelos, conforme Lei Estadual nº. 10, de 3 de setembro de 1891, recebendo nova denominação: São Gabriel do Rio Negro.
1893 – Instalação da Vila de São Gabriel da Cachoeira do Rio Negro, em 13 de maio de 1893.
1908 – Extinção do Forte São Gabriel, no local, conforme descrição de Dom Frederico Costa, “somente ruínas, pedras espalhadas, resto de muralhas e algumas peças de artilharia inutilizadas”.
1926 – Criação da Comarca de São Gabriel conforme Lei nº. 1.223, de 4 de janeiro de 1926.
1930 – Extinção da Comarca e do município de São Gabriel do Rio Negro que foi integrado à Moura juntamente com Barcelos, conforme Ato nº. 45, de 28 de novembro de 1930.
1931 – Com a restauração do Município de Barcelos o território municipal de São Gabriel do Rio Negro foi desmembrado de Moura e anexado novamente a Barcelos, conforme Ato Estadual nº. 33, de 14 de setembro de 1931.
1935 – Restabelecimento definitivo do município de São Gabriel da Cachoeira readquirindo sua autonomia com a reconstitucionalização do Estado do Amazonas.
Mais detalhes sobre São Gabriel da Cachoeira