Detalhes sobre a cidade de Jutaí
As origens do Município de Jutaí remontam ao século XVII, quando o jesuíta Samuel Fritz fundou a aldeia de Tefé. A região foi posteriormente objeto de disputa entre espanhóis e portugueses, vencendo estes, em fins do século XVIII. Elevado a município, Tefé em meados do século XIX chega a ter uma área de 500.000 km². Posteriormente, ocorreram vários desmembramentos, dando origem a vários municípios, entre os quais em 1891, o de Fonte Boa. Em 1928, este município toma-se sede de Comarca. Em 19 de Dezembro de 1955, pela Lei Estadual n°. 96 aproximadamente metade do território do município de Fonte Boa é desmembrado, passando a constituir um novo município, chamado de Jutaí, cuja instalação se dá em 11 de Abril de 1956.
Política
o Prefeito do município é Asclepiades Costa de Souza, e o vice-prefeito é Antônio Candido Gomes. A câmara é formada por Pedro Macario (presidente), e pelos seguintes vereadores: Alcemir de Lima,Alírio Alfonso Lasmar, Fábio Augusto de Oliveira, Pastora ceci, Silvio Gomes de Oliveira Filho,Luciano Costa,Ocima Balierio e Richard Mendes de Melo. Somando o número da sede e da zona rural, Jutaí tem cerca de 7.885 eleitores.
Geografia
Tem uma área territorial de 69.857 km², limitando com os municípios de Fonte Boa, Juruá, Carauari, Itamarati, Eirunepé, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins. Jutaí ainda conta com uma imensa área rural na qual contêm mais de 97 vilas e comunidades rurais, das quais as mais importantes são: Copatana, Acapurí, Copessú, Porto Antunes, Pinheiro, Piranha, Marauá, Vila Efrain e lçapó. Possui clima tropical chuvoso e temperatura média anual de 26,9°C, tendo uma altitude de 70 m acima do nível do mar.
Economia
Setor primário: Mesmo não apresentando grandes índices de produção, o município temm destaque na produção de mandioca, seguindo-se o abacaxi, cana-de-açúcar, melancia, milho, açaí e em grande expansão, a pupunha. É importante ressaltar a produção e criação do pescado. Pelo menos dois criadores de peixe tem intensificado a pesca quer na criação e na compra para exportação do pescado, principalmente o tambaqui e peixe liso. Com relação à pecuária é pequena a criação de bovinos, mas, já em processo de sustentação para a população local. Outras criações existem apenas para o consumo doméstico, o extrativismo vegetal muito praticado até os últimos anos indiscriminadamente vem aos poucos sendo legalizado, mas de forma muito delicada, o que facilita a exploração de madeira de lei.
Mais detalhes sobre Jutaí