Detalhes sobre a cidade de Autazes
Autazes era uma região bastante conhecida já no Século XVIII, pela habitação dos índios Mura, famosos por resistirem ao sistema colonizador dos portugueses.
A origem do nome "Autazes" vem dos rios Autaz-Açú e Autaz-Mirim, ambos penetram e cortam o município de norte a sul. A exploração de suas terras iniciou-se por volta de 1637, através do Rio Madeira, pelos produtores de cacau e demais trabalhadores de produtos naturais. Porém, a ocupação definitiva de Autazes só aconteceu por volta de 1860.
A Cabanagem também foi presenciada em suas terras, por volta de 1835 e 1840. Esse acontecimento, extraordinário na História do Brasil, envolveu índios, mestiços, negros e alguns brancos pobres que buscavam melhores condições de vida..[5]
Geografia
Sua população estimada em 2008 era de 48.456 habitantes. Sua localização: Latitude: -3,57972 e Longitude: -59,13056. Tem uma área territorial de 7.599 km. Está a 90 m acima do nível do mar e a temperatura média é de 26°C. Fica a 108 km de Manaus.
Hidrografia
São diversos rios que cortam os arredores de Autazes, e mais de cem lagos, sendo todos propícios à pesca e ao pouso de hidroaviões. Esses locais cintam com uma forte presença de operadores de barcos para o turismo de pesca. O peixe mais cobiçado é o tucunaré, que se tornou o peixe-símbolo da pesca esportiva no Brasil. Os destaques são os rios Preto e Pantaleão, que têm por características principais as águas escuras e um lago com 20 km de área. Já o rio Mamori atravessa a cidade e faz sua ligação com o município de Careiro Castanho. O rio Tupana é um dos mais preservados e selvagens da região.
Economia
Produção de leite de búfala
Segundo dados do IBGE, Autazes possui a maior produção de leite de búfala do Brasil, com 1,7 milhões de litros de leite produzidos em 2006. (fonte: Censo Agropecuário de 2006 do IBGE)
Agropecuária
A produção agropecuária baseia-se na criação de gado leiteiro, o que valeu a Autazes o título de cidade do leite e do queijo. Também há uma grande produção de queijo coalho, queijo manteiga e leite, bem como o cultivo da mandioca (farinha), do cupuaçú, do guaraná, da laranja, do feijão e do milho.
Mais detalhes sobre Autazes