Detalhes sobre a cidade de Vitória do Jari
O município de Vitória do Jari, desmembrado do município de Laranjal do Jari, foi criado por determinação da lei n.º 0171, de 8 de setembro de 1994.
O município surgiu do anseio da população ver transformado em benefícios para a localidade os impostos pagos pela CADAM (empresa que explora o minério daquela região). Trata-se de um núcleo populacional formado por pessoas que trabalhavam no parque industrial da CADAM. Logo essas pessoas fixaram residência no local e criaram rapidamente uma espécie de pólo econômico ativo, onde se instalaram inúmeras atividades de comércio e serviços, destinados a atender necessidades imediatas da população. O núcleo rapidamente cresceu e adquiriu condições para se transformar em município.
Por estar praticamente dentro do Município de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, conhecido popularmente por Beiradinho, enfrenta praticamente os mesmos problemas que ocorrem naquele município: enchentes, desemprego e, sobretudo, péssimas condições de moradia para a população menos assistida.
Educação
Dentre os projetos do Plano de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação, executado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na Região Norte, Estado do Amapá, as Escolas Públicas Urbanas estabelecidas no Município de Vitória do Jari obtiveram os seguintes IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2005:
IDEB, escola e ranking estadualNotaEscolaRanking3,0Escola estadual municipal Benedito Lima Penelva109º3,0Escola municipal Francisca de Freitas Araújo110º2,9Escola estadual Munguba do Jari118º2,5Escola estadual Teotônio Brandão Vilela128º2,2Escola municipal Álvaro Marques Gonçalves135º
Mais detalhes sobre Vitória do Jari