Detalhes sobre a cidade de Calçoene
A Vila do Lourenço, na beira da cachoeira do Firmino, como era conhecido antigamente o povoado que originou o município, era parte da província do Grão-Pará. Seus moradores viviam, basicamente, da exploração do ouro, nas minas do Lourenço - por isso o nome da vila.
O governo do território, após invasão por parte do governo de Caiena, resolveu retomar o povoado e suas terras, decretando a reincorporação da vila ao estado.
Em 22 de dezembro de 1956, ocorreu a emancipação da vila, que passou a se chamar Calçoene - calço (cunha), ene (norte).
Geografia
A população estimada para 2008 é de 9.060 habitantes e a área é de 14.269 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,63 hab/km².
Seus limites são o oceano Atlântico a norte e leste, Amapá e Pracuúba a sudeste, Serra do Navio a oeste e Oiapoque a noroeste.
Clima
Calçoene é o local onde mais chove no Brasil, com uma precipitação média anual de 4.165 mm, sendo que em 2000 foram registrados quase 7.000 mm de chuva. Comparativamente chove 3 vezes mais neste município do que em todo município de São Paulo. Entre janeiro e junho foram registradas uma média de 25 dias de chuvas por mês; o que significa que chove praticamente todos os dias.[5]
Administração
Prefeita: Maria Lucimar da Silva Lima (PMDB) (2009/2012)Vice-prefeito: Arnaldo AndradePresidente da câmara: Maria Neli Nonato(2009/2010)
Calçoene: último município até o Oiapoque
Estrada que liga Calçoene a Macapá.
O município de Calçoene é último ponto de parada com infraestrutura de serviços de qualidade até Oiapoque e fica a 374 quilômetros de Macapá pela BR-156. A rodovia é asfaltada até aqui. Até Oiapoque são mais 200 quilômetros de estrada de terra com cerca de 56 quilômetros novamente asfaltados, na chegada a Oiapoque.
Atrações turísticas
Mais detalhes sobre Calçoene