Detalhes sobre a cidade de União dos Palmares
A economia do município tem as suas bases no binômio agricultura-pecuária, destacando-se, como um dos maiores produtores de cana-de-açúcar de Alagoas.
No setor industrial, o município conta com amplos recursos energéticos da usina hidroelétrica de Paulo Afonso, localizada no limite com o Estado da Bahia, sendo banhado pelo rio Mundaú e pelos riachos Macaco e Cana Brava.
Destaca-se, ainda, como um dos maiores produtores de banana do Estado, possuindo usina de açúcar e álcool, indústria de laticínios e plásticos, de cerâmicas em barro (olaria), piscicultura, suinocultura, avicultura (esta com as instalações mais modernas do país), seguido da pecuária que contribui de maneira relevante para a economia do município.
A feira-livre realizada 4 (quatro) vezes por semana, sendo a de sábado a principal, merece destaque por empregar grande parte da população, além do comércio de confecções, calçados, móveis etc.
Há ainda uma grande expectativa na formação de um pólo têxtil no município de União com a utilização de mão-de-obra local favorecendo o desenvolvimento e a qualificação profissional da região, através de parceria do SEBRAE, SENAI, SENAC e da Prefeitura Municipal de União dos Palmares.
Eventos
Os principais eventos festivos são: a Festa da Padroeira, Santa Maria Madalena (Janeiro e início de Fevereiro), a Festa do Milho (Junho, coincidindo com as populares festas juninas), a Festa da Consciência Negra (20 de Novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares) e a Corrida Palmarina do Jumento Alagoano (Último domingo de Dezembro).
Infraestrutura
O município conta atualmente com 05 (cinco) hotéis, 09 (nove) restaurantes, 07 (sete) posto de combustíveis, 03 (três) bancos federais, 02 (dois) hospitais, 03 (três) postos de saúde urbano, 05 (cinco) escolas privadas, 65 (sessenta e cinco) escolas públicas municipais, 05 (cinco) escolas públicas estaduais e 01 (um) Campus da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).
Na comunicação, o município conta com a agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, jornais locais, emissoras de rádios (AG-FM, Farol FM e Zumbi FM), além de alguns blogs e sites jornalísticos.
No transporte, o município é servido pelas rodovias federais, BR-101 e BR-104, estaduais: AL-205 e pela ferrovia através da antiga Rede Ferroviária Federal S/A, atual CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste).
Turismo
A Serra da Barriga, principal palco do famoso Quilombo dos Palmares, hoje declarada Patrimônio Histórico do Brasil, está a cerca de 6 km da sede do atual município de União dos Palmares.
Por ser a terra natal de Jorge de Lima, o príncipe dos poetas alagoanos, dedica um museu à sua memória, a Casa Jorge de Lima. Na Casa de Jorge de Lima tem muitos Livros de Poeta criado por Jorge de Lima e ele tinha varias profissões, Jorge de Lima foi Político, Medico, Romancista, Biografo, Tradutor, Ensaísta, Professor, Pintor Brasileiro e claro Poeta. Outro museu a ser visitado é a Casa de Maria Mariá, instalado na antiga residência da historiadora Maria Mariá de Castro Sarmento, onde se pode encontrar variedades de objetos que refletem a vida na zona da mata alagoana. Vale salientar, também, a presença de comunidades quilombolas remanescentes, sendo a principal delas, a do Muquém, a 5 km do centro da cidade, onde se pode encontrar artesanato variado produzido pela comunidade quilombola que ali vive.
Mais detalhes sobre União dos Palmares