Detalhes sobre a cidade de Paripueira
Formou-se a partir de uma colônia de pescadores e cresceu por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio. O povoado sofreu influência holandesa durante a invasão. Em 1635, o coronel de origem polonesa Crestofle d'Artischau Arciszewski, a serviço da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais levantou ali um grande campo fortificado, os Redutos da Praia de Paripueira, apoiado nos rios Santo Antônio Grande e São Gonçalo, com vistas a guardar a extremidade sul dos domínios holandeses, além de barrar as incursões da guerrilha luso-brasileira. Em uma pesquisa arqueológica nas ruínas de um forte, foram encontradas mais de seis mil peças.
A expansão turística fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antônio, crescer e ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política. José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo. Com isso, o município terminou criado pela Constituição Estadual de 1988. Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo até 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991 é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador público. Em maio, uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o STF manteve a decisão inicial.
Hoje, Paripueira é uma cidade que recebe milhares de turistas ávidos por desfrutar a tranqüilidade de suas praias. A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local. As festas da Agulha e da Lagosta também são prestigiadas.
Geografia
Limites: Barra de Santo Antonio, Maceió, São Luiz do Quitunde e Oceano Atlântico. 5 metros acima do nível do mar.Área: 94,1 km²Clima: Subtropical quente e úmido. Máxima de 36°C e mínima de 23°C.População: 8.053 habitantes.Eleitorado: 7.309 eleitores.Economia: Pesca, turismo, cana-de-açúcar.Educação: 2.030 vagas (redes estadual e municipal).Saúde: 2 postos de atendimento.Acesso: AL-101 Norte.
Turismo
Paripueira é uma das mais longas prais de Alagoas e na maré seca é possível andar quilômetros mar adentro com água pelos joelhos. É uma praia que tem muitos pescadores e muitas casas de veraneio e piscinas naturais.
A praia possui casas de venareio, pescadores e 25 piscinas naturais a 1 km da costa. É a maior concentração de piscinas naturais do mundo. As formações de corais na região são consideradas a segunda maior barreira de corais do mundo.
Mais detalhes sobre Paripueira