Detalhes sobre a cidade de Matriz de Camaragibe
O município de Matriz de Camaragibe desenvolveu seu núcleo, enquanto povoado, no então Alto do Outeiro, hoje Alto da Igreja Velha, onde está instalado um cruzeiro. Ao receber como doação de sua irmã, Dona Brites Pimentel (grande proprietária de terras e de sete engenhos de açúcar) um de seus engenhos na povoação de Camaragibe, José de Barros Pimentel, já em sua primeira visita, doou uma parte de suas terras a Gonçalo Moreira, para que fosse construída a Igreja de Bom Jesus.
A lei provincial 417, de 9 de julho de 1864, transferiu a sede paroquial para a cidade de Passo de Camaragibe, permanecendo assim até 1888, quando o presidente José Cesário de Miranda Monteiro de Barros restaurou a freguesia do Senhor Bom Jesus na vila de Camaragibe, através da lei provincial 1047, de 29 de dezembro. Até 1950 era vila do Passo de Camaragibe. Em 1958, através da lei 2093, passou a ser município.
Uma das curiosidades da história de Matriz é ter sido uma das únicas cidades do interior que chegou a ter imprensa própria. Em 1880 circulava O Camaragibe; em 1883, o Atalaia e, finalmente, em 1957, foi criado o Jornal da Matriz, grande defensor da ideia da emancipação.
Economia
A economia do município se baseia na indústria (açúcar e álcool), agricultura e pecuária.
Filhos ilustres
Manuel Apolinário da Silva (Tororó do Rojão) - cantor e compositorDr. Jacinto Paes Moreira de Mendonça (Barão de Murici) - juiz substituto em Passo de Camaragibe e deputado provincial de Alagoas na 14ª legislatura
Geografia
Rio: rio CamaragibeRiachos: riacho Cristóvão da Rocha, riacho Batinga, riacho Tatuamunha e riacho JatobáLagoas: lagoa do Fuleiro, lagoa Alagadiça, lagoa UruáSerras: serra do Brejo e serra D'ÁguaNotas? Nota ortográfica': Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Matriz de Camarajibe. Prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi Rio de Camarás (referindo-se a um arbusto típico da região). Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para kamba'ra g'ype, Camaragype, Camaragibe e finalmente para Camarajibe.
Mais detalhes sobre Matriz de Camaragibe