Detalhes sobre a cidade de Joaquim Gomes
O município de Joaquim Gomes tem suas origens históricas ao engenho São Salvador, de propriedade de José Correia de Araújo Barros. Em 1900, Araújo Barros faleceu. Por razões de problemas financeiros que envolveram os seus negócios a sua propriedade ficou alienada a seu genro, Joaquim Gomes da Silva Rego, que tinha a patente de major da Guarda Nacional, resolveu tomar a frente dos negócios da família e adquiriu do banco credor a propriedade então alienada. Uma de suas primeiras providências foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição graças ao espírito empreendedor de Joaquim Gomes, o local alcançou notável prosperidade. Antes do início da colonização daquelas terras, os índios urupês ocupavam a região ainda hoje existem descendentes desses indígenas habitando no povoado Cocal, são morenos com cabelos lisos e dedicam ao cultivo de lavouras de subsistência. A Pequena vila que se formou viveu uma fase de grande desenvolvimento tal fato ensejou o surgimento de movimentos para conseguir sua emancipação política.
Lei de criação
A Lei n.º 2468, de 25 de agosto de 1962, concedeu autonomia administrativa ao povoado, que recebeu o nome de seu fundador, Joaquim Gomes, numa homenagem ao seu benfeitor. O Governador Luiz Cavalcante foi pessoalmente aquela cidade sancionar a lei que à tornava politicamente Amaral Eclesiasticamente, pertence à Arquidiocese de Maceió e tem como pároco atual o Padre Vicente de Santana.
Toponímia
O nome do município é uma homenagem prestada a Joaquim Gomes da Silva Rêgo que deu grande impulso ao povoado durante a sua formação histórica. Anteriormente, era uma pequena aldeia arupé, chamada pelos índios de Urucum, que é o fruto do urucuzeiro uma substância que se extrai da polpa desse arbusto e é empregada na fabricação do colorau.
Política
Executivo
A Prefeitura antigamente era em prédios alugados, até ser construído pelo Mário Gomes de Barros, mas a inauguração só se deu com a posse do Prefeito Amaro Celestino Lins, no ano de 1972. A prefeitura é constituída: pelo Prefeito, chefe de Setor: de contabilidade, tesouraria e setor de Pessoal.
Legislativo
O Poder legislativo é formado por 09 (nove) vereadores eleitos pelo povo através do voto direto. A Câmara Municipal foi implantada no dia 30 de outubro de 1963 com a presença do Prefeito Osmário Gomes da Silva Rêgo, do Excelentíssimo senhor Rostand de Melo, Juiz da 1ª Zona eleitoral e com o poder legislativo formado hoje por nove (09) vereadores, que hoje é formado pelos seguintes vereadores:
Paulo Henrique Mendonça de Morais (Presidente)José Ferreira dos Santos JúniorBenedito de Pontes SantosJoão Batista Vasconcelos Athayde de AndradeRobisvaldo Alexandre da SilvaWilton Jalbas Gomes FragosoAntonio Gonzaga FilhoLindalva Laurindo do NascimentoAntonio Rosalvo Cardoso dos Santos
Economia
Até o ano de 1985 a produção Industrial de Joaquim Gomes era representada pela indústria de transformação Açucareira, a Usina Alegria; com a falência deste setor, este tipo de atividade entrou em decadência. Depois de décadas tivemos a reativação da Usina Agrisa, vindo a gerar centenas de empregos e receitas ao município, que não durou muito tempo e chegou a párar de funcionar deixando a cidade novamente sem sua receita. hoje o espaço é ocupado pelo pessoal dos sem terras.
Cultura
Patrimônio
A Serra da Pedra Talhada e alguns exemplares da fauna nativa, como paca, lontra, tamanduá e cutia. Um festivo calendário de eventos que inclui, entre outras atrações, o Baile de Confraternização (no primeiro dia do ano), festas juninas e Emancipação Política (25 de agosto).
Mais detalhes sobre Joaquim Gomes