Detalhes sobre a cidade de Estrela de Alagoas
Localização
Situado na Mesorregião do Agreste Alagoano e na Microrregião de Palmeira dos Índios, o município é limitado ao norte pelo município de Bom Conselho; ao sul pelo município de Igaci; a leste pelo município de Palmeira dos Índios; a oeste pelos municípios de Minador do Negrão e Cacimbinhas.
Clima
Situado em latitudes baixas, possui clima tropical megatérmico, quente durante quase todo o ano, e subúmido de tipo seco. As temperaturas médias mensais mantêm-se quase que uniformes ao longo do ano, elevando-se um pouco além da média anual (cerca de 24°C) de novembro a abril (entre 25 e 26°C) e decrescendo no trimestre de inverno (junho a agosto) com a chegada das chuvas mais constantes (21 a 22°C). De novembro a março as temperaturas variam de 32 a 33°C. O regime de chuvas apresenta-se com as características da chamada "Zona do Agreste".
Os totais anuais são relativamente pequenos (1.000 mm) e com probabilidade de maior concentração de chuvas nos meses de abril a agosto (75% em média), sobretudo de maio a julho. No restante do ano, chove muito menos do que na Zona da Mata, porém bem mais que no Sertão, entretanto, com exceção dos meses de junho, julho e agosto, os demais meses não possuem chuvas suficientes para a demanda ambiental, pois além de chover bem menos, suas temperaturas e evapotranspiração são muito altas.
Solo
Latosolo vermelho amarelo eutrófico textura média e prodzólico vermelho amrelo equivalente eutrófico textura média.
Vegetação
É, em sua maioria, do tipo arbustiva. Existem ainda alguns focos de matas, onde pode-se encontrar madeiras de várias espécies e pastos naturais. Como o tempo, a vegetação nativa foi dando lugar a fruticultura a ao plantio de capins de tipos variados, para sustentação dos rebanhos.
Riquezas naturais
Na parte vegetal, ainda restam boas quantidades de madeiras próprias para construção e plantas medicinais. No mineral, existem jazidas de pedras cálcareas, mármore de excelente quantidade, mica, ferro e sal-gema. No reino animal são encontrados tatus, raposas etc.
Fauna
A fauna é constituída por animais silvestre comuns à região, tais como raposas, guaxinins, tatus, guarás, gambás, cassacos, preás, furão, saguins, dentre outros. Aves, enumeramos as mais comuns que são: galhos de campinas, papa-capim, codornizes, azulões, caboclinhos, rolinhas, anuns, gaviões, garças azulões etc.
Mais detalhes sobre Estrela de Alagoas