Detalhes sobre a cidade de Delmiro Gouveia
Quando Delmiro Gouveia chegou à Pedra, em 1903, existia ali apenas uma pequena estação da Ferrovia Paulo Affonso e umas poucas casas de taipa. Até a água precisava vir de trem. Quando Delmiro morreu assassinado, em 1917, a então Pedra já contava com cerca de 6.000 moradores. Em 1916 a Cia Agro Fabril Mercantil produzia, com algodão seridó plantado na região, 518.400 carretéis de linha de costura por dia, de qualidade igual ou superior aos melhores produtos importados, sem descuidar do bem estar dos operários.
Para minorar o problema de falta d'água que chegava de longe, no trem semanal, Delmiro logo construiu o açude do Desvio, no córrego Paricônia, e no ano de 1907 fez a barragem no Riacho de Mosquita, para construir o açude de Pedra Velha.
Em grande parte graças às ações pioneiras de seu afamado morador Delmiro hoje o município que leva seu nome tornou-se uma das mais importantes cidades do interior de Alagoas.
Curiosidades
É o único município de Alagoas que faz divisa com a Bahia, Sergipe, Pernambuco.A principal atração do município é sua própria história, que pode ser pesquisada no Museu Delmiro Gouveia. Como beleza natural, a cidade ostenta parte do cânion do São Francisco. Entre as festividades, estão a festa da padroeira (outubro) e o carnaval.
Mais detalhes sobre Delmiro Gouveia