Detalhes sobre a cidade de Morada Nova
Sua denominação original era Aldeamento de Nossa Senhora das Montanhas, depois Vila do Espírito Santo de Morada Nova e desde 1925 Morada Nova.
História
O município de Morada Nova localiza-se no teritório que era habitado pelos índios potiguaras, paiacus, tapairius, panatis, icós, ariús.[5] Com as entradas-de-dentro, e a implantação da pecuária no Ceará, na época da carne seca e charque, surge um núcleo urbano ao redor do aldeamento de Nossa Senhora das Montanhas e mais tarde a fazenda Espírito Santo.[6]
O município de Morada Nova foi emancipado do território do então município de São Bernardo das Russas em 2 de agosto de 1876.
Geografia
Clima
Tropical quente semiárido em todo o território[7] com pluviometria média de 713 mm[8] com chuvas concentradas de janeiro à abril.[9]
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são o rio Banabuiú, os riachos Seco, Santa Rosa, Córrego do Corcunda, Aroeiras, Curral Velho, Barbada, do Palhano, Carnaúba, a lagoa da Felipa, os açudes das Flores, Curral Velho, Cipoada.
Relevo e solos
As principais elevações são: Serrote Pedra Branca, do Cumbe, do Olho d'Água, Calado e das Três Irmãs.
Vegetação
Composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.
Subdivisão
O município tem oito distritos: Morada Nova (sede), São João do Aruaru, Boa Água, Juazeiro de Baixo, Lagoa Grande, Pedras, Roldão e Uiraponga.
Economia
A economia de Morada Nova é baseada na agricultura de milho, banana, caju,algodão, mandioca, feijão, abacaxi e flores. A pecuária de bovinos, suínos e aves. Também foram registradas ocorrências de mica branca e ametista no seu território. Em localizazam-se mais de 45 indústrias.
Mais detalhes sobre Morada Nova